sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Segurança na internet

Quando o assunto é segurança na internet, como você é?
Faça o teste e descubra.

1- Você costuma fazer downloads de vídeos no seu computador?
a- Só de sites que eu conheço.
b- O que é download?
c- Claro! Todo mundo faz.
d- Opa! Manda um link aí pra mim.

2- Você sabe o que é um cavalo de tróia?
a- É um vírus que entra no computador, fica espiando os dados pessoais e derruba as proteções do equipamento
b- É um negócio de computador, não?
c- Não.
d- Sei tudo sobre ele. Estudei na aula de História.

3- Você contou sua senha do Internet Banking para alguém?
a- Nem pensar.
b- Só para um empregado meu.
c- Não. Eu gravei no meu computador.
d- Só para um rapaz que trabalha no site. Ele me ligou e disse que precisava para fazer a manutenção da internet.

4- Você tem um antivírus?
a- Sim. E faço todas as atualizações.
b- Sim. E amanhã vou fazer as atualizações.
c- Como assim atualizar?
d- Como assim antivírus?

5- Você recebe um e-mail de uma pessoa que não conhece com um link para um cartão virtual. O que você faz?
a- Deleto o e-mail imediatamente.
b- Fico na dúvida.
c- Claro que clico no link. Vai que é um admirador secreto.
d- Clico no link e encaminho para que todo mundo veja que tem alguém querendo me conquistar.

6- Você sabe o que é um spam?
a- É um e-mail com propagandas não autorizado.
b- É um e-mail chato que entope minha caixa de entrada.
c- Não sei, mas adorei o nome. Vou usar de nick na sala de bate-papo hoje à noite.
d- Eu adoro spam porque adoro comprar na Internet. Entro para ver todas as ofertas que me mandam.

7- Você costuma clicar em links de ofertas que recebe por e-mail?
a- Nunca.
b- Só quando conheço a loja.
c- Só quando a oferta é boa.
d- Adoro uma oferta imperdível.

Se você respondeu mais a alternativa a), você sabe se proteger na Internet. Se foi mais a b), você precisa tomar um pouco mais de cuidado. Se foi mais a c), você corre um grande risco de cair em um golpe da Internet. E se você respondeu mais a alternativa d), você é o sonho de todo hacker.
fonte: campanha HSBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário