segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Cursos por correspondência

Os cursos profissionalizantes por correspondência surgiram no Brasil somente no século 20. Na Europa e nos EUA já existiam desde o século 18. As primeiras escolas de ensino "tecnico" por correspodência no Brasil, foram o Instituto Radiotécnico Monitor (1939), o Instituto Universal Brasileiro (1941) e a Occidental scchols (1947)*. Essas escolas publicavam anúncios em revistas e jornais e utilizavam os serviços dos correios para desenvolverem seus cursos. Pesquisando revistas da década de 70,80 e 90, encontrei anúncios de várias escolas, onde muitas delas já não existem mais, outras continua apenas com cursos presencias.
A seguir, listagem das principais  escolas por correspondência no Brasil:
-Instituto Monitor (Alguns cursos com registro no crea),
-Instituto Universal Brasileiro (catálogo com mais de 50 cursos),
-Instituto Padre Reus (Fundado em 1974),
-Escola União (Desde 1984), Http:www.escolauniao.com.
-Esate (Escola de especialização e aperfeiçoamento técnico da Asfeteb),
-Instituto Denver (www.institutodenver.com.br)...
 Outras escolas que mantinha cursos por correspondência no Brasil:
-Occidental Scchols (fechou as portas em 2007),
-Divulgação Brasileira de Cursos,
-Instituto Canadense (Canadian post),
-Dom Bosco Escolas Reunidas,
-Escolas Magnum,
-Escolas Internacionais (fundada em 1891 no Estados Unidos, foi pioneira no ensino a distância),
-Escola Ipdtel (Instituto de pesquisas e divulgaçao de técnicas eletrônicas, mais tarde se uniu a Escola Argos, passando a se chamar Ipdtel-argos),
-Cemi (centro de estudos de micro-eletrônica),
-Escola Aladim,
-Etec (escola técnica de eletrônica e computação-pioneira no curso de vhs e energia solar),
-Escola Elite (Do professor Sérgio Antunes),
-CEDM (De Londrina-Paraná),
-Instituto Nacional Ciência (Integrado ao Cepa da Argentina),
-Escolas Associadas (com destaque para os cursos de rádio e tv, relojoeiro técnico e prático perfumista),
-Instituto Cosmos,
-Alae (aliança latino-americano de ensino),
-Instituto Glamour,
-Escola Pombo (freqüencia e correspondência-Lapa,São paulo-SP),
-Instituto Nacional de Cursos Técnicos,
-CEC Álvaro Torrão.
-Instituto Marconi,
-IBET (Instituto Brasileiro de ensino técnico),
-Escola Mundial
-Ensino Técnico Paulista
-Cursos Schema (cursos técnicos) Etc...
      *conforme anúncio na revista Saber Eletrônica de 1990.

23 comentários:

  1. Estava pesquisando sobre cursos por correspondência e achei este blog com esta mesmo assunto de cursos à distância.
    Em 1985 tinha feito um curso por correspondência de "Desenho" e achei esta escola no qual foi anunciado pelo blog aqui, "Escolas Associadas"(com destaque para os cursos de rádio e tv, relojoeiro técnico e prático perfumista),e também Desenho do corpo humano.perspectiva e história em quadrinho e desenho de Imagem.
    Era o que estava anunciando em um "Gibi" do Mickey e Pateta nesta época.E tenho até hoje algumas Apostilas deste curso de desenho e uma carteirinha de estudante.
    Pena que não existe mais esta escola,já procurei até na internet.
    O endereço era na Rua Brigadeiro Tobias 298-Centro - caixa postal 19.155 cep 01000 .S.Paulo.
    Acho muito interessante que sempre alguém como neste blog lembra da época em que tinha sempre cursos por correspondência nos livros de eletrônicas,gibis,revistas de fotonovelas e outros por isso deixo o meu comentário aqui.
    Meu e mail para contato:"celo_maestrelli@hotmail.com"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,meu nobre estou escrevendo sobre E.A de cursos livres.Se quiser enviar algumas foto do curso fico grato.Email.jacksonvideo1@gmail.com

      Excluir
  2. Olá!

    Fiz o curso de Eletrônica Digital e Microcomputadores do CEDM por correspondência entre 1983 e 1984, enquanto cursava eletrônica na Escola Técnica de Eletrônica de Varginha/MG, onde morava na época. O curso era muito bom, com as apostilas muito bem redigidas e um ótimo material para prática, os quais usei muito tempo depois ao cursar Tecnologia em Eletrônica na UTFPR (ex-CEFET/PR). Por essas coisas do destino acabei vindo morar em Curitiba/PR, e descobri um resquício do curso por aqui, na rua Fernando de Noronha, onde consegui após mais de vinte anos, comprar as apostilas de prática de Eletrônica Digital. O material que usei em 1983 acabei doando para alunos e amigos, restando somente uma fonte de alimentação de 5V que usava para alimentar os circuitos TTL. Caso alguém queira trocar lembranças e informações a respeito, meu e-mail é luis_gonzagabr@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho a fonte e as apostilas até hoje do curso de Eletrônica Digital e Microcomputadores do CEDM. Só nunca recebi o Kit do CEDM Z80 que prometeram ao final do curso ...rsrsrs

      Excluir
    2. Eu tenho muito interesse em obter o kit OSK-1200 (juntamente com seu respectivo manual de montagem), integrante do curso de Eletrônica Digital da Occidental Schools. Se alguém tiver e quiser vender ou doar para mim, peço que entre em contato. Podem me interessar também as apostilas desse curso, desde que estejam em ótimo estado e o material esteja completo com todas as apostilas. Ou se alguém puder me indicar uma forma de obtê-lo, ficarei muito agradecido. Daniel: (31) 2557-7035, 99517-7050 [Vivo/WhatsApp], danielrocha1975@gmail.com

      Excluir
  3. Olá Nazareno...o occidental scholls por correspondencia ainda existe , veja no site abaixo ,

    http://www.occidentalschools.com/departamento.php?cod_departamento=181765


    abracos!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Nazareno boa tarde

    Desenho Mecânico por correspondência; Meu Primeiro Certificado Dom Bosco Escolas Reunidas.

    São Paulo 20 de Fevereiro de 1979.

    Hoje minha função Supervisor Técnico em Tubulação.

    Att.

    Eliézio dos Anjos Faria
    Ex-aluno por correspondência
    facebook: página desenhostecnicosdetalhamento

    21/09/2013

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. ola amigos, muito obrigado pela visita a pagina. quanto a ocidental, esta nao existe mais. existe na net uma escola com o mesmo nome, talvez fundada por antigos funcionarios, com cursos em e-book e por preço camarada. a verdadeira occidental fechou as portas em 2007.

    ResponderExcluir
  6. Fiz curso na área de jornalismo em 1985/86 pela Escola Associadas. Ela não existe mais???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não. Veja a outra postagem direcionada a está escola.

      Excluir
  7. Fiz curso na área de jornalismo em 1985/86 pela Escola Associadas. Ela não existe mais???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A escolas associadas é o atual Instituto universal Brasileiro. Tem uma materia exclusiva aqui no blogue.

      Excluir
  8. Bom dia ! Tem alguém que fez o curso de relojoeiro técnico nas escolas associadas de cursos livres? preciso de cópia de uma apostila. abraços. joserobertsantos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. nossa ja fiz variso cursos por correspondecnia desde de eletronica , silk sgreen, encanador , mas meu forte era eletronica até hoje faço alguns , mas nunca dediqueie a carreira , escolas internacionais ,instituto basico no ciencias , instituto monitor , IUB , se eu pudesse tivesse , masi paciecnia terminaria eaté o ensino medio , maqs hoje to meio capenga , sem animo pra coisa , mas as vezes faço algum só pra passar o tempo , muito bom

    ResponderExcluir
  11. Olá, a todos fiz o curso de Relojoeiro Técnico pelas Escolas Associadas E.A...Foi um tempo de grande conquistas para os jovens de um tempo com poucas oportunidades. Como aqui na Bahia. Hoje tenho um Blog que reaviva esse seguimento de cursos por correspondências se ao quém quiser produzir uma reportagem pode entrar em contato pelo Email.jacksonvideo1@gmail.com.Graditão pôr tds e Nazareno que nós fez voltar no tempo de ouro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. qualquer dúvida ou comentário entre em contato com guardamaia@gmail.com

      Excluir
  12. Eu estudei nas Escolas Internacionais, curso de eletrônica geral, o curso foi incrível, ensinsaram desde um simples radinho de pilhas até sistemas de radares, clistrons, sistemas de satélites. Hoje analista de sistemas, mas já trabalhei como eletrotécnico, conserto de eletrodomésticos, conserto de som automotivo (na época dos toca-fitas), conserto de tv e aparelhos de som, conserto de geladeiras e aparelhos de ar condicionado. Hoje desenvolvo projetos de casa inteligente, utililizando microcontroladoes, tenho diversos inventos eletrônicos. O curso realmente mudou muito a minha vida. Eu nunca levei meus carros em auto-elétrica, e quase nunca levo em mecânicos também, somente quando não tenho ferramentas adequadas mesmo. As Escolas Internacionas me deram o grande conhecimento que tenho hoje.

    ResponderExcluir
  13. Acho que algumas escolas por correspondência estavam "ensinando demais", e deve ser por isso que "foram fechadas/falidas". Afinal, quem somos nós, tupiniquins, para termos um ensino assim tão avançado e abrangente na área de eletrônica, como os da Occidental Schools e das Escolas Internacionais, não é mesmo? Apenas uma conjectura teórico-conspiratória pessoal minha! São uns felizardos aqueles que souberam preservar seus materiais adquiridos nesses cursos. Eu nunca me preocupei com isso, pois pensei que estariam disponíveis para "sempre", quando, então, a Occidental Schools fecha as portas em 2007, sem eu ter podido adquirir outros cursos, como o de Eletrônica Digital deles, dentre outros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, o ensinamento das escolas estavam muito a frente do seu tempo. Fiz um curso do IUB em 2019 e comprei o material a vista. Veio tudo numa remessa e uma única prova. Naquela época, você adquiria o curso por etapas, cada módulo era uma prova, caso vc não conseguisse a média exigida, tinha que estudar novamente e fazer outra prova se não, não recebia o próximo módulo. Há relatos que o curso demorava até 3 anos.... hoje as escolas só pensam em vender o curso....

      Excluir
  14. Meu amigo fiz o curso de eletrônica digital da IPDTEL, montei uma empresa e lucrei muito po mais de 25 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A IPDTEL mais tarde se uniu com a Argos, que ainda existe com cursos presenciais em SP.

      Excluir
  15. Tenho os fascículos até a 9ª remessa do curso de eletrônica básica (MA, EB-1 até EB-20, MB1 até MB-6). Tenho também os fascículos ERT-14 até ERT-26 do curso de eletrônica rádio e TV. Estou aguardando a chegada dos exemplares E-0 até E-19 e A-1 e A-2 do curso de eletrônica rádio e TV (versão década de 70). Caso queiram podemos trocar exemplares em PDF.

    jaelsonlls2014@gmail.com

    Um abraço,

    Jaelson Lima

    ResponderExcluir