domingo, 21 de julho de 2013

Apollon Fanzeres

Apollon Fanzeres ou A. Fanzeres foi um dos grandes escritores técnicos ativo entre os anos de 40 e 90, tendo falecido recentemente no Rio de Janeiro. 
Fanzeres publicou centenas de artigos em diversas revistas e também foi responsável pela criação das revistas técnicas como a Rádio e tv - técnico e Mundo Eletrônico.
A. Fanzeres esteve exilado no Uruguai na época da revolução onde escreveu diversos artigos para uma revista local. 
Na relação abaixo, as principais obras de A. Fanzeres e seu ano de publicação:
-Todos os segredos do televisor (1983)
-Dicionário de eletrônica em 5 línguas (1982)
-Eletricidade e eletrônica no automóvel (1985)
-Formulário de eletrônica, rádio e televisão (1983)
-Guia de substituição de transístor (1984)
-Faixa do cidadão - foto acima (1981)
-Transmissores e geradores de RF (1985)
-Conserto de aparelhos transistorizados (1985)
-Projetos de áudio - circuitos de filtro (1988)
-Eletra - tv a cores, eletrônica e eletricidade (1976).
Um grande abraço à todos e até a próxima.

11 comentários:

  1. Ele era muito bom, excelente mesmo!!! Gostaria de ver uma foto dele...

    ResponderExcluir
  2. Minha inspiração para oque faço hoje, graças á ele me destaco em minha difícil caminhada para simplificar oque acham tão complicado. Grande Brasileiro. celsoapsil@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Sobre indústria de radios Sheneider onde originou "alto falante de centelha"

    ResponderExcluir
  4. Sobre indústria de radios Sheneider onde originou "alto falante de centelha"

    ResponderExcluir
  5. Eu era aluno na Escola Técnica Rezende Rammel, o Fazeres teve uma sala com todo seu acervo e servia de consultor para os alunos. Tenho enorme gratidão pelo conhecimento adquirido graças à ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde será que foi parar esse acervo??
      É importante que não se perca.
      Se puder me passar mais informações sobre isso.
      Endereço, telefones.
      euclas@gmail.com
      Grato.

      Excluir
  6. Eu era aluno na Escola Técnica Rezende Rammel, o Fazeres teve uma sala com todo seu acervo e servia de consultor para os alunos. Tenho enorme gratidão pelo conhecimento adquirido graças à ele.

    ResponderExcluir
  7. Procuro por uma revista editada pelo A. Fanzeres em que tem um esquema de um amplificador marca Stromberg Karlson, que usa a EL84 na saida

    ResponderExcluir
  8. É amigos,muita saudade é o que fica , aprendi muito com os artigos do saudoso A.Fanzeres,mas fui agraciado está semana pq comprei um Tube TESTER Precision modelo 612, com toda documentação e imaginem quem foi o comprador do teste exatamente o Grande A. Fanzeres com a documentação em seu nome.... imaginem a satisfação.... Vou dar uma geral pra ficar novo...., que Deus o tenha....
    abraços

    ResponderExcluir