sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

ADEUS PARABÓLICAS

Com a implantação do tão esperado 5g, as antenas parabólicas convencionais (banda c) irão sumir dos telhados, pois o sinal da TVRO será afetado e as emissoras farão uma migração para a banda KU.
Segundo o engenheiro Juarez Quadros, que já foi presidente da Anatel, 20 milhões de domicílios ainda usa a banda c, e 8 milhões serão amparados pelo Governo. As famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal receberão o kit banda KU que será distribuído de forma gratuita.
Ainda não sabemos para qual satélite  ocorrerá a migração. Contudo, há possibilidade das emissoras ficarem alocadas em dois satélites próximos, segundo Juarez. "Esta opção seria viável desde que os dois satélites estejam em posições orbitais não superiores a 10 graus de espaçamento, o que permitiria recepções em uma única antena, como manda a Anatel" complementou o engenheiro.
Hoje temos aproximadamente 150 emissoras interessadas na migração e pelo visto, haverá necessidade de dois satélites próximos, sendo necessário a instalação do sistema conhecido como carona nas antenas receptoras, para o máximo aproveitamento. Vamos aguardar!

Um comentário: