sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

como funciona uma máquina de xerox

 Quando se inicia o trabalho de uma máquina fotocopiadora,  acende-se uma lâmpada, que varre todo documento a ser copiado. Por meio de espelhos e lentes, a imagem é projetada sobre a superfície de um cilindro fotossensível, revestido de um material fotocondutor.
  O fotocondutor é um material com propiedade isolante no escuro. Mas quando expostos à luz, torna-se condutor. Assim, quando a imagem refletida pelos espelhos chega ao tambor(cilindro), as cargas superficiais do cilindro se alteram: as áreas claras do documento eliminam as cargas elétricas que estão sobre a superfície do cilindro e as áreas escuram se preservam. Forma-se, então, uma imagem latente, que ainda precisa ser revelada. Para isso, o cilindro é revestido por uma fina camada de tinta em pó(toner), que adere à imagem latente formada sobre o tambor. Em seguida, toda a imagem passa para o papel, através de pressão e calor, chegando assim a cópia final.

A máquina de xerox foi inventada pelo físico americano Cherston Calsom em 1937, mas só ganharam mercado em 1950, isso porque o inventor teve dificuldade para arranjar alguém que bancasse a sua criação. Tentou convencer a IBM, as forças armadas dos EUA, e outras grandes empresas do setor, mas foi a desconhecida Haloid que resolveu encarar a empreitada. Deu certo: as vendas estouraram e certo tempo depois a empresa passaria a se chamar xerox e expandir-se pelo mundo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário