domingo, 22 de maio de 2011

o novo técnico

Há um certo tempo atrás o técnico eletrônico era conhecido como radiotécnico, pois, apesar de consertar apenas rádios, eletrolas, televisores p/b, etc. tinha uma pequena oficina ou simplesmente trabalhava em casa, onde havia uma tabuleta anunciando a sua profissão. Hoje em dia, a eletrônica evoluiu bastante, e também mudou o modo como os aparelhos devem ser consertados.
Muitas escolas de eletrônica por correspodência, e até mesmo as que mantinha cursos presenciais, ofereciam apenas o curso básico de radiotécnico, hoje, é apenas uma matéria do curso de eletrônica. lembro-me também de outros cursos que eram oferecidos pelos institutos educacionais e não tem nada a ver com eletronica: prático perfumista, relojoeiro técnico, vhs, etc. Bons tempos.....
 Assim a função do novo técnico, não é simplesmente só consertar aparelhos comuns, pois com a modernização e o avanço da tecnologia, a maioria dos aparelhos acabam se tornando descartáveis, pois mudam constantemente sua linha, saindo de produção os seus componentes, o que os tornan impossíveis de serem reparados. No entanto, o técnico não deve se abalar com isso, já que as novas condições da eletrônica podem ajudar o consertador a ganhar dinheiro em outras áreas ligadas diretamentes ou não a eletrônica. pra variar, conheço um mecánico de automóveis aqui em minha região, que so sabe consertar fuscas e chevetes...serve de exemplo!
Além da reparação e manutenção, o técnico pode instalar e reparar equipamentos de segurança, (alarmes,porteiros eletrônicos, cercas elétricas, etc.), eletrodomésticos, antenas parabólicas... Estes são alguns exemplos de atividades altamentes lucrativas.
 O técnico dos novos tempos, é o profissional que sabe aproveitar as mudanças constantes da eletrônica atual, acopanhando em sites, jornais e revistas especializadas, todas as suas novidades e sobretudo procurando se atualizar constantemente. A eletrônica muda rapidamente, o técnico que não permanecer atualizado, irá cedinho a falência. Lembre-se disso.
imagem: mercado livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário